Fimose
A Fimose é um problema muito comum que pode acometer homens de todas as idades e que pode ser definida como a presença de um estreitamento da pele do pênis (prepúcio), impedindo a exposição da glande (cabeça do pênis).
Quando devo tratar a fimose?
Na infância, quando o anel de fimose permanece, dificultando a exposição da cabeça do pênis, após o período de desfralde (que ocorre comumente entre os 3 a 4 anos), as chances de resolução espontânea diminuem e uma abordagem mais invasiva deve ser considerada.
Já na adolescência e na fase adulta, a principal indicação de correção cirúrgica da fimose está nos casos de infecção de repetição do prepúcio e da glande, fenômeno conhecido como balanopostite. O principal agente etiológico desta infecção é o fungo Candida albicans.
O tratamento cirúrgico da fimose, também conhecido como postectomia ou circuncisão, oferece ainda uma redução na transmissibilidade das DSTs e das infecções urinárias, traz menos dor e incômodo durante o ato sexual, além de reduzir a incidência do câncer de pênis.
Como é feita a postectomia?
A postectomia consiste em um pequeno procedimento cirúrgico para a retirada do prepúcio. Largamente utilizada, uma das principais cirurgias realizadas em urologia.
Todo o excesso de prepúcio é removido cirurgicamente e então é feita uma sutura (costura) com pontos de um fio absorvível. Desta maneira, não há necessidade de retirada dos pontos. Os resultados são muito positivos, tanto no aspecto estético quanto no funcional.
Recomenda-se manter o curativo por um prazo de 24/48 horas, sendo ele retirado pelo próprio paciente em seu domicílio. Após isto, recomenda-se higiene 2 vezes ao dia e manter medicações orais e pomada prescrita por nós.
As atividades como caminhadas e retorno ao trabalho (desde que não exija esforço físico) são liberadas no dia seguinte. Atividades de maior impacto, a partir de 15 dias; e retorno à atividade sexual em torno de 45 dias.
Quer agendar uma consulta?
Atendimento em Florianópolis e regiões metropolitanas.
agende e tire todas as suas dúvidas com o Dr. Phelipe Celestino.
Dr. Phelipe Celestino
Especialista em Cirurgia Robótica
e cirurgias minimamente invasivas
- Certificação em Cirurgia Robótica pelo Intuitive Surgical Training Center, em Atlanta (Georgia, USA).
- Fellowship em Uro-Oncologia, Laparoscopia e Cirurgia Robótica pelo A.C. Camargo Cancer Center (São Paulo/SP).
- Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia – TiSBU – onde obteve o primeiro lugar a nível nacional na prova de Habilidades Práticas.