> Tratamentos
Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)
O que é?
A HPB, popularmente conhecida como próstata crescida, é uma condição em que ocorre a proliferação benigna das células devido à atividade dos hormônios sexuais masculinos, como é o caso da testosterona. A doença começa a se desenvolver especialmente a partir dos 45 anos e se caracteriza pelo crescimento da glândula em direção ao canal da uretra, obstruindo o fluxo de urina e podendo levar a infecções urinárias e insuficiência renal.
Sintomas
Os principais sintomas são:
- Diminuição da força do jato urinário.
- Dificuldade e ardência para urinar.
- Sensação de que a bexiga não esvaziou completamente.
- Infecções urinárias ou sangramentos ao urinar.
- Noctúria (quando a pessoa acorda muitas vezes à noite para ir ao banheiro).
- Incontinência urinária.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito através da avaliação das queixas do paciente junto com o exame físico da próstata (exame de toque retal) que, geralmente, evidencia uma próstata de tamanho aumentado. A avaliação do tamanho da próstata pode ser complementado pelo exame de ultrassonografia. Já o grau de obstrução ao fluxo de urina pode ser quantificado pelo exame de urofluxometria livre.
Tratamento
O que é?
O tratamento comumente é feito por meio de medicações de uso contínuo. Naqueles casos em que os sintomas persistem ou pioram mesmo com o tratamento medicamentoso, nos casos em que persistem as infecções ou os sangramentos, quando surgem cálculos (pedras) na bexiga ou quando ocorre retenção urinária (impossibilidade de urinar espontaneamente), o tratamento cirúrgico pode estar indicado.
Cirurgias pelo Canal da uretra
Vaporização da Próstata com Laser (GreenLight) e Ressecççao Transuretral da Próstata
Dentre as cirurgias que são feitas sem cortes, usando como via de acesso o canal da uretra, podem ser citadas a ressecção transuretral da próstata (RTU) ou a operação com o revolucionário Green Light, também conhecido como laser verde. Ele é atualmente a melhor opção de tratamento, pois garante menos complicações, elimina incisões no corpo e, assim, não há sangramento. Por isso, a operação também pode ser realizada em pacientes que têm problemas cardíacos e que tomam remédios anticoagulantes, sem a necessidade de suspendê-los. Outro benefício é quanto à recuperação no pós-operatório. Com o laser, o tempo de internação cai para apenas um dia. É importante lembrar que o procedimento não interfere na potência sexual, nem na função erétil do homem.
Prostatectomia Simples Robótica ou por Videolaparoscopia
Nos casos em que a próstata é muito volumosa, impedindo que o tratamento seja feito pelo canal da uretra, indicamos os tratamentos cirúrgicos minimamente invasivos. Estas técnicas são realizadas por pequenas incisões abdominais, através das quais as pinças são inseridas e o material cirúrgico é retirado por uma pequena incisão que pode variar de 2 a 3 centímetros e é realizada na região próxima do umbigo.
Esta técnica robótica, considerada a mais moderna, pode ser considerada uma “evolução da laparoscopia”, visto que as pinças robóticas são estáveis e permitem a possibilidade de movimentos articulados, facilitando a realização do procedimento e a preservação de estruturas adjacentes à próstata, conferindo uma recuperação mais precoce da função erétil e da continência urinária.
Devido à sua excelência e padrão de qualidade, o método vem ganhando cada vez mais espaço em território nacional.
Os benefícios de se optar pela cirurgia robótica para a realização da prostatectomia simples para HPB são:
- Recuperação pós-operatória mais rápida, com menor tempo de hospitalização;
- Retorno mais rápido às atividades diárias;
- Menor perda de sangue, com redução das taxas de hemotransfusão;
- Redução da dor (a maioria dos pacientes não necessita de medicamentos para
controle da dor após a alta). - Visualização da imagem em 3D e com alta definição (1080p);
- Movimento escalonado com filtração do tremor fisiológico da mão humana.
Quer agendar uma consulta?
Atendimento em Florianópolis e regiões metropolitanas.
agende e tire todas as suas dúvidas com o Dr. Phelipe Celestino.
Dr. Phelipe Celestino
Especialista em Cirurgia Robótica
e cirurgias minimamente invasivas
- Certificação em Cirurgia Robótica pelo Intuitive Surgical Training Center, em Atlanta (Georgia, USA).
- Fellowship em Uro-Oncologia, Laparoscopia e Cirurgia Robótica pelo A.C. Camargo Cancer Center (São Paulo/SP).
- Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia – TiSBU – onde obteve o primeiro lugar a nível nacional na prova de Habilidades Práticas.